quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Conversas?


A facilidade com que nós conseguimos falar com as pessoas através do computador é impressionante, se tivermos em conta que na maioria das vezes até estamos diariamente com elas, mas fisicamente quase sempre não temos "assunto" , depois viemos para este sitio e existe um desfiar de conversas, algumas delas até com interesse, o mais estranho é que se por acaso nos cruzamos no dia a seguir, voltamos a ser as pessoas que sempre fomos, sem nada para dizer.

Estará o discurso directo comprometido?

Continuo a achar que a conversa presencial é sempre mais profunda, porque existe o contacto visual. Quando olhamos nos olhos da outra pessoa, muitas vezes conseguimos ler aquilo que não é dito. Neste lugar é sempre possível a ausência da verdade, toda a gente se sente protegida, porque não está a ser vista, por outro lado também facilita pelo mesmo motivo.

Só que a palavra escrita pode ter uma dimensão maior que a falada, quando ouvimos retemos muitas vezes somente parte do discurso, acabando por esquecermos, ou não nos lembramos precisamente de todas as palavras usadas, se escrevemos podemos sempre voltar a ler, fazendo com que uma conversa trivial tome proporções diferentes, especialmente se tivermos a mania de querer ler o sub texto.

Em resumo, complicados como somos arranjamos sempre maneira de criar enredos com as palavras, chego à conclusão que o melhor muitas vezes é não dizer nem escrever nada.

A mania que temos de achar que os outros não estão a dizer o que estão a dizer!

1 comentário:

éf disse...

"Continuo a achar que a conversa presencial é sempre mais profunda"

vivemos na superficialidade, portanto...